domingo, 9 de agosto de 2009

Juazeiro Bahia/ Brasil " A Capital da Irrigação"

Ponte Presidente Dutra - Divisa Bahia/Pernambuco

Travessia fluvial - Juazeiro-Ba/Petrolina-Pe

Vista aérea do entardecer na Ponte Presidente Dutra

Vista panorâmica das instalações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Paço Municipal - Gabinete do Prefeito

Estátua Thiago Maior

Orla fluvial de Juazeiro


História da Cidade


No lugar denominado Juazeiro Velho, estabeleceu-se, em 1706, missão de franciscanos que aldearam índios Rodelas existentes na região.
EM 1710, com o propósito de se firmarem em definitivo, os franciscanos construíram um convento e erigiram uma igreja consagrada à invocação de Nossa Senhora das Grotas. Por essa época Juazeiro apresentava as primeiras características de núcleo colonizado.
Teodoro Sampaio, que ali esteve em 1879, recolheu excelente impressão de algumas construções, em que via certo gosto arquitetônico - a nova igreja matriz e o teatro - bem como das ruas extensas e do comércio animado da cidade. Chegou mesmo a afirmar que Juazeiro lhe parecera uma "pequena corte" em pleno sertão e considerou-a o foco mais poderoso da civilização e riqueza daquela
parte do Brasil.
O ano de 1894 é assinalado como marco decisivo pare o futuro da cidade. É alcançada pelos trilhos da Viação Federal Leste Brasileiro que a ligam à capital do Estado.
Formação Administrativa
Elevado a julgado, em 1766, sob a jurisdição da Câmara de Jacobina, somente em 9 de maio de 1833 foi criada a Vila de Juazeiro, constituindo-se como sede do Município. Pela Lei provincial n.° 1814, de 15 de julho de 1878, adquiriu foros de cidade.
A comarca de Juazeiro foi criada pela Lei n.° 650, de 14 de dezembro de 1857. O Decreto Estadual n.° 175, de 2 de julho de 1949, elevou-a a terceira entrância.
Segundo o quadro administrativo do País vigente a 1.° de julho de 1957, Juazeiro é constituído dos distritos de Juazeiro, Carnaíba do Sertão, Itamotinga, Junco, Juremal e Massaroca.



Turismo/Riquezas Naturais

Ilha do Fogo


Uma das mais belas ilhas do Rio São Francisco, marca a divisa entre os estados da Bahia e o de Pernambuco. Está localizada entre as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, elevando-se ao poente em morro de aproximadamente 20 metros de altura, onde está fixado um cruzeiro iluminado (que servia de orientação aos navegantes). Dispõe de bar restaurante. A ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra passa sobre esta ilha.

Ilha do Rodeadouro

A 12 Km de distância do Centro de Juazeiro, é uma das mais freqüentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para banho. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping, onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local.
A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do Rio São Francisco no povoado do Rodeadouro ou nas Barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha. Durante o percurso as pessoas curtem música ao vivo enquanto contemplam as paisagens naturais do Velho Chico.

Ilha Culpe o Vento
A ilha é deserta e ideal para prática de camping selvagem. O acesso é feito pela rodovia BA 210, que liga Juazeiro a Curaçá, aproximadamente 15 Km até o local da travessia que é feitos por barcos localizados ás margens do Rio.
Ilha de Nossa Senhora - A 2 Km da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias alvas e águas cristalinas. È uma das ilhas mais freqüentadas, devido à beleza das suas praias.

Cachoeiras
Cachoeira do Salitre

Localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 39 Km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 m de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região, que se divertem nas águas do rio Salitre. O acesso é feito pela BA 210, sentido Sobradinho.
Cachoeira da Gameleira
Também formada pelo rio Salitre, a Cachoeira da Gameleira fica a 68 Km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. Num cenário paradisíaco, a queda d' água escorre entre um canyon, onde predomina um enorme gameleira, cuja as raízes se espalham formando sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos do alto da cachoeira de aproximadamente 5 m.

Grutas

Gruta do Convento

Situada a 100 Km de Juazeiro, é uma aventura imperdível para quem gosta de passeios ecológicos. Cortinas e torres são formadas pelas estalactites e estalagmites que dão forma a Gruta de 40 m de largura e 30 m de altura, composta ainda por dois lagos tornando o cenário mais belo. Para conhecer a Gruta é necessário um guia nativo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário