terça-feira, 11 de agosto de 2009

Formação continuada de professores dos anos inicíais do ensino fundamental / Gestar II

Caracterização do Gestar II

É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e de
Língua Portuguesa 5ª a 8ª séries ( 6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental II.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Modalidade do Programa

A formação continuada deve ser compreendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Espera-se, também, que ela proporcione espaços para se compartilhar experiências e resolução de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes e competência dos professores. Deve também provocar discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno de um projeto social e educativo de escola.
A necessidade constante de atualização não significa, contudo, que a formação
continuada se construa tão somente por meio do acúmulo de cursos. Ela deve
comportar uma relação essencial e estreita com a dimensão da prática no cotidiano da escola e com a dimensão formal da proposta pedagógica.


Ações Integrantes do Gestar II

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar procura garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem por meio de ações sistêmicas e estratégicas de estudo individual e de atividades presenciais, individuais ou coletivas,coordenadas pelo formador municipal/estadual.




A – Formação Continuada em Serviço para Professores e Formadores

A ser desenvolvida, ao longo de um ano, por meio de estudo individual dos cadernos de TP (Teoria e Prática), de oficinas coletivas e do acompanhamento pedagógico.


Formação continuada do formador municipal/estadual

O formador é um representante do Programa Gestar. Ele coordena todas as atividades, cursistas. Por isso, ele deve conhecer profundamente todos os materiais de ensino aprendizagem e saber conduzir a sua execução. A formação continuada deverá ser parte integrante de sua preparação. Faz parte do material do programa o Caderno do Formador, especificamente voltado para a sua formação.
O formador municipal/estadual receberá, de formadores enviados pela Universidade de Brasília, formação de 300 horas, assim distribuídas:
96 h presenciais, divididas em três encontros com esses formadores (40h + 40h + 16h); 240h não-presenciais; A certificação do formador municipal/estadual será feita pela Universidade de Brasília, desde que atendidos os seguintes requisitos:

a) freqüência mínima de 75%;
b) entrega de um portfólio com todas as atividades realizadas durante a execução do Programa.
Já a certificação do professor-cursista será feita pela secretaria municipal/ estadual, seguindo os mesmos critérios acima.


Atividades individuais a distância para o professor cursista

As atividades individuais a distância destinam-se ao estudo sistematizado dos conteúdos do Curso de Formação Continuada em Serviço. O conteúdo teórico e prático programa é todo veiculado no material impresso distribuído ao professor cursista de transformação, de problematização e de elaboração de conceitos. Assim, o texto contido no material não é um artigo científico e nem um texto literário, mas um texto em forma de aula; um texto que leva o leitor a construir conhecimento; é um que ensina. Os materiais de ensino-aprendizagem são:

6 cadernos de Teoria e Prática – TP (língua portuguesa e matemática);
1 Guia Geral;
1 Caderno de Formador Municipal/Estadual (Matemática ou Língua Portuquesa)


Oficinas Coletivas
As oficinas coletivas coordenadas pelo formador municipal/estadual são desenvolvidas por meio de reuniões destinadas a trabalhar, interativamente, o conteúdo dos Cadernos de Teoria e Prática (TP).Os encontros envolvem dinâmica e que motiva o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos à sua prática cotidiana em sala de aula e a compartilhar reflexões e estratégias com os seus colegas de grupo. As oficinas coletivas são realizadas periodicamente. O formador deve orientar e motivar os professores para a leitura dos cadernos de TP antes das reuniões coletivas. Também nas reuniões, o formador orienta cada professor para o estudo individual, sugerindo a leitura e a reflexão sobre pontos que precisam ser aprofundados e que serão abordados em plantões individuais.

Plantão Pedagógico

Atendimento, pelo formador municipal/estadual, das dificuldades específicas dos professores, em sessões individuais na escola. Visa à discussão das estratégias de aprendizagem que o professor cursista lança mão em seus estudos individuais e ao esclarecimento das dúvidas de implementação do programa em sala de aula. O importante é que o formador proporcione, acima de tudo, suporte sócio-emocional ao professor cursista, para que este supere momentos de insegurança na participação.

Acompanhamento Pedagógico

O acompanhamento pedagógico em sala de aula consiste em sessões de participante pelo formador municipal/estadual, professores ou coordenador pedagógico da escola, desde que estejam cursando as oficinas do Programa Gestar. As sessões devem ser previamente agendadas com o professor cursista regente. Você, professor cursista do Programa Gestar, está envolvido em uma rede de aprendizagem permanente, com espaços para reflexão, pesquisa e discussão de suas práticas. A observação da atuação pedagógica é parte das atividades do programa.




B – Sistema de Avaliação do Programa


Avaliação do desempenho escolar dos alunos

Os alunos envolvidos no programa serão avaliados processualmente. Poderão ser realizadas duas avaliações de caráter externo, ambas diagnósticas, sendo uma no início (entrada) e outra no final do programa (saída).

Avaliação do desempenho dos professores

A avaliação do professor visa ao mapeamento do seu desenvolvimento profissional e contínuo durante o Programa Gestar. Possui caráter dinâmico, ou seja, procura detectar os avanços e as necessidades de intervenções, para a correção dos percursos no processo de desenvolvimento e aprendizagem na formação dos professores. Portanto, é um processo formativo, com foco na perspectiva qualitativa, permanente e contínua da avaliação.
O professor será avaliado, nas sessões presencias coletiva, pelo material que produz, pelo desempenho em sala de aula e por avaliações de conteúdo.
As avaliações processuais serão realizadas por meio das Lições de Casa ou das Transposições Didáticas – atividades didáticas – práticas a serem realizadas no período do curso e que serão analisadas e comentadas pelo formador. O formador analisará a produção do professor cursista e emitirá um conceito. O professor também deverá organizar uma coletânea dos trabalhos e atividades produzidas pelos seus alunos partem de sua lição de casa. Além disso, caberá ao professor cursista realizar a sua auto-avaliação.

A certificação do professor cursista dependerá de quatro fatores:

a) freqüência;
b) conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou à Transposição Didática, desempenho nas oficinas e avaliações;
c) auto-avaliação pelo professor cursista;
d) apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.


Avaliação institucional do programa

Todos os atores do programa participarão de uma auto-avaliação e de uma avaliação dos demais agentes, fornecendo dados processuais da execução do programa, os seus pontos positivos e os pontos a melhorar.

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